5 características de um coordenador de alta performance

O Coordenador tem entre suas atribuições gerar resultados financeiros e operacionais para a academia, sempre visando a satisfação dos clientes e o comprometimento da equipe. O cargo de Coordenador nas academias se transformou ao longo dos anos.

Antigamente, bastava que o profissional tivesse apenas competências técnicas para lidar com professores e substituições. Atualmente, ele deve trabalhar de forma sistêmica e ter habilidades para extrair o melhor da equipe e enxergar novas oportunidades de negócios. Então, veja 5 características de um Coordenador de alta performance.

Junior Crocco, responsável pelo curso de Coordenação do Intensive Coach da Body Systems, destaca quais são os traços que se deseja encontrar nos Coordenadores de academias:
 

1.Visão sistêmica

Para alcançar a alta performance na carreira, o Coordenador tem como papel manter a academia funcionando e impedir que problemas atrapalhem o bom funcionamento da empresa. Dessa forma, é imprescindível ter a visão total do negócio e ser a ponte entre o gestor da academia, os professores e os alunos. 
 

2.Familiaridade com a tecnologia

O Coordenador deve estar em todos os lugares da academia. Isso só é possível com a ajuda da tecnologia. Andar munido de um smartphone conectado à Internet otimiza o tempo e dá mobilidade para o profissional. Além disso, deve-se ficar de olho sobre o que falam da academia nas redes sociais e ter conhecimento de ferramentas online de compartilhamento de documentos e planilhas, como o Drive, do Google, e a plataforma Dropbox. 
 

3.Liderança

Como o próprio nome já diz, o Coordenador coordena a academia e lida com pessoas o dia inteiro. Então, ter habilidades de liderança contribui para que ele extraia o melhor de cada profissional da equipe, o que garante um relacionamento sadio e a melhora dos resultados. 
 

4.Conhecer números e estatísticas

O Coordenador tem entre suas atribuições gerar resultados financeiros e operacionais para a academia, sempre visando a satisfação dos clientes e o comprometimento da equipe. Dessa forma, conhecer os números e as estatísticas reais da academia torna essa tarefa menos estressante. Afinal, em posse dos dados ficará mais fácil identificar o posicionamento atual da academia e saber até onde ela pode chegar. 
 

5.Recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas

A equipe é a peça fundamental da academia. Para garantir que essa engrenagem funcione bem é importante recrutar as pessoas certas. Durante a entrevista para contratar um novo colaborador, busque identificar pontos em comum com a cultura da academia. Além disso, o Coordenador deve treinar e desenvolver os profissionais da equipe constantemente para dar uma “injeção” de novos conhecimentos e, assim, evitar a rotatividade que acaba sendo comum em algumas academias.
 

Posso treinar durante a gravidez? | Artigo Les Mills

Questões sobre atividade física na gestação | Por Bryce Hastings (Produzido por Les Mills International)

Quando falamos de gravidez e exercícios, há muitas mensagens contraditórias e é difícil saber no que acreditar. Nós fomos a fundo em algumas das principais questões sobre atividade física na gravidez e assim você pode manter o shape com saúde e segurança, enquanto está esperando seu bebê.
 
Gravidez e exercícios formam um debate polêmico e para as grávidas é realmente complicado saber o que exatamente você pode fazer com segurança na academia. Nosso compromisso é dar clareza para que você entenda o que o exercício faz com a mãe e a criança, e como se certificar que você e seu bebê estão seguros e confortáveis enquanto fazem as atividades.
 
IMPORTANTE: É primordial consultar seu médico a respeito de seus planos de praticar atividade física. Você deve explicar a natureza do treinamento que deseja fazer e mantê-lo atualizado sobre como se sente durante os exercícios. E se você tiver alguma complicação médica na gravidez deve ser criteriosamente avaliada pelo seu médico antes de participar de qualquer atividade física.
 
As mais recentes orientações de boas práticas (1) incentivam a prática de atividades antes, durante e após a gestação, tanto para mulheres já ativas, como para as sedentárias. Elas enfatizam que a gravidez e as mudanças fisiológicas que ela gera estão longe de serem consideradas limitações - então não há motivo para se entregar ao sofá neste período. Na verdade, a orientação é incentivar as mulheres que antes eram sedentárias a praticar alguma forma de atividade, aproveitando este momento de tantas mudanças para fazer novas escolhas saudáveis para seu estilo de vida.
 
Mas por que, justamente nestes meses da vida em que tudo que a mulher deseja é dormir e comer guloseimas, a recomendação é se alimentar muito bem e fazer atividades?
 
Aqui vão alguns bons motivos: 
 

Manter um bom condicionamento físico vai prepará-la para um trabalho de parto mais fácil e mais curto, com uma recuperação mais rápida e menor chance de complicações. (3)

Treinar a musculatura abdominal na gravidez vai diminuir o grau de separação das paredes abdominais (diástase)  - que causa dor lombar e pélvica. (2)

Exercícios ajudam a manter também o seu bebê no peso ideal. Bebês muito pesados tem maior propensão a desenvolver doenças como obesidade, doenças metabólicas e cardiovasculares em sua vida posteriormente. (4)

Se manter fisicamente ativa combate a Diabetes Mellitus Gestacional - um tipo de diabetes que acomete grávidas. Isto pode colocá-la em risco de ter diversas complicações, e propensa a desenvolver Diabetes Tipo 2 no futuro. Mulheres com Glicemia Alta tem maior probabilidade de ter bebês com sobrepeso, que por consequência terão mais chance de sofrer com obesidade e problemas metabólicos futuramente. (4)

Problemas com hipertensão podem causar um parto prematuro e são a principal causa de mortalidade materna. Estudos mostram que se manter ativa na gestação pode ajudar na prevenção destas complicações. (4)

 
Outros benefícios também incluem ter bebês mais espertos, calmos, com bom comportamento e que lidam melhor com o momento estressante do parto. (3)
Em contrapartida, negligenciar o exercício físico e ganhar muito peso durante a gravidez pode gerar uma sobrecarga nas articulações da gestante, aumentando bastante a dor lombar no período. (3)
 
Referências: 
(1) Artal R and O’Toole M. Guidelines of the American College of Obstetricians and Gynecologists for exercise during pregnancy and the postpartum period. Br J Sports Med 37: 6–12, 2003.
(2) D.R. Benjamin et al Effects of exercise on diastasis of the rectus abdominis muscle in theantenatal and postnatal periods: a systematic review Physiotherapy 100 (2014) 1–8
(3) Piper TJ Core Training Exercise Selection During Pregnancy Strength and Conditioning Journal, VOLUME 34 | NUMBER 1 | FEBRUARY 2012,
LANAY M. MUDD, Health Benefits of Physical Activity during Pregnancy: An International Perspective, Medicine & Science in Sports & Exercise, July 2012
 
Artigo original (em inglês): http://www.lesmills.com/knowledge/pregnancy/being-active-during-pregnancy-enough-or-not-enough/
 

5 dicas de marketing para academias

O marketing tem o papel de gerar sensações e sentimentos nos clientes.

Dessa forma, cria-se uma conexão desse cliente com a marca e essa relação pode durar por muitos anos, afinal, os alunos desenvolvem uma identidade com a academia.
As ações de marketing são aliadas nesse processo, por isso conversamos com Junior Crocco, especialista em marketing digital, e separamos 5 dicas para ajudar a fidelizar seus clientes. 
 

1. Crie a cultura de eventos com member get member

As pessoas se sentem mais à vontade quando estão entre amigos, não é mesmo? Então, a academia deve ser um ambiente agradável, no qual as pessoas queiram ficar por muito tempo. Pensando nisso, os eventos são fundamentais para isso, principalmente se ele tiver em sua essência o member get member, ou seja, amigo convida amigo. 
 
Com isso, a pessoa que já é cliente contagia toda sua rede de amigos. Como consequência, aumenta a visitação na sua academia e as chances dessas pessoas se tornarem clientes no futuro. 
 

2. Comunicação na web 100% em tempo real

A Internet possibilita que o nome da sua academia seja divulgado para um número inimaginável de pessoas. Com isso, sua academia deve ter um site, afinal, ele é a sua fachada e um alavancador de visitas na sua academia. O site deve estar sempre atualizado, com todas as informações necessárias para a pessoa achar a sua academia, incluindo novidades e fotos.
 

3. Comunicação nas redes sociais

A sua academia precisa estar nas redes sociais! Isso é importante, pois a maioria de seus clientes está nas redes sociais. Então, você terá mais chances de impactá-los durante o dia inteiro e interagir com eles em tempo real. 
 
Porém, lembre-se: não saia publicando qualquer coisa. Procure conhecer o perfil de seus clientes para postar assuntos relevantes para eles e que despertarão interesse. Por exemplo, após o almoço provoque seu cliente com um post na rede social e o convide para trocar o controle remoto por uma atividade mais produtiva.
 

4. Promoções integradas

As promoções integradas também funcionam como estratégia de marketing. É comum que as academias façam promoções para atrair novos clientes e deixem de lado os clientes ativos. Essa atitude faz com que as pessoas que já frequentam a academia se sintam excluídas e descontentes. 
 
Por conta disso, ao pensar sobre o que será oferecido para os novos clientes, procure maneiras de integrar os alunos antigos. Em seguida, alinhe a equipe para que as informações sejam coerentes e replicadas da mesma maneira por todos. Isso aumentará as chances de potencializar as vendas e fidelizar os clientes. 
 

5. Serviços exclusivos

Todo mundo gosta de receber atenção e com os clientes não é diferente. Ao fazer com que eles se sintam especiais e, se for de forma individual, sua academia ganhará pontos a favor. Nesse ponto, as ações de marketing podem ajudá-lo e a tecnologia pode encurtar caminhos e otimizar o relacionamento com os clientes. 
 
Dessa forma, invista no site do aluno, um espaço no qual ele tem acesso irrestrito e encontra rapidamente informações pertinentes para ele. Além disso, dê atenção para o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e mantenha sempre contato com o seu cliente e não apenas quando ele deixou uma mensalidade em aberto, por exemplo. 
 

 

Novidade: Fitness School

A Body Systems apresenta seus novos produtos! Todos com um grande foco: profissionais de Fitness ainda mais bem preparados para atuar nas mais diversas áreas!